Ao contrário do que muitos acreditam, incluir os carboidratos na alimentação do dia a dia é fundamental para a saúde e nem sempre é sinônimo de ganhar peso.
É comum vilanizar esse composto e atribuir a ele diversos efeitos estéticos negativos para quem busca um corpo forte e musculoso, mas a atuação dos carboidratos é muito mais abrangente que essa.
A Atlhetica Nutrition trouxe toda a verdade sobre o composto: o que ele é exatamente, quais as diferenças entre o carboidrato simples e o carboidrato complexo, como inserir na sua dieta e até qual a quantidade ideal que deve ser consumida por dia.
Acompanhe o post e aprenda como ter uma alimentação que trabalha em conjunto com você, e não contra!
O que são carboidratos?
Bom, em termos micro, os carboidratos são biomoléculas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio.
A sua principal função no organismo humano é fornecer energia às células, mas eles também são responsáveis por formar a estrutura da parede celular e formar ácidos nucleicos que, por sua vez, fazem a síntese proteica e armazenam informações genéticas.
Já numa visão macro, os carboidratos são os compostos presentes nos alimentos como massas (biscoitos, pães, macarrão), cereais (milho, arroz, ervilha) e tubérculos (batata, mandioca) que ficam na base da pirâmide alimentar.
Eles costumam ser os principais componentes da nossa alimentação e podem ser consumidos em até 6 porções todos os dias.
Afinal, os carboidratos são recursos energéticos que atuam como ‘combustíveis’ para o corpo.
Mas não são todas as fontes desse composto que podem ser consumidas livremente sem causar efeitos como o acúmulo de gorduras, o aumento excessivo do índice glicêmico e pico das taxas de insulina, então é preciso conhecer as diferenças entre os carboidratos simples e complexos.